sábado, 9 de junho de 2012

É verão =D

Tervetuloa,

E aew galera! Confesso que estou de muita falta com as postagens mas prometo a partir de agora fazer isso com mais freqüência, afinal reconheço que que esse blog vai ajudar um grande pessoal que ta vindo por aqui no futuro. Como o título já diz, estamos no verão aqui, aquele momento que as pessoas colocam os casacos pesados pra dormir e arriscam uma bermuda pra andar na beira do rio. Quem vem acompanhando o blog, sabe que Turku por algumas vezes comentei é uma cidade pequena e uma das grandes atrações é o rio Aura, que corta a cidade ao meio, esse rio se torna ponto de encontro aqui no verão, em dias ensolarados aqui (17ºC-22ºC) as pessoas vão tomar sol, cerveja pra matar o calor. Um pouco engraçado isso, a gente no Brasil está acostumado com altíssimas temperaturas perto dos 30ºC e quando eu falo 20ºC como um tempo quente ninguém acredita, mas realmente é quente, lógico não é pra ficar derretendo feito na Conde da Boa vista as 12:00h de um dia ensolarado. Mas você pode sim colocar bermuda, camisa leve e acredite até suar. Tudo tem relação com o costume, seu corpo aqui vai se acostumando ao frio, metabolismo muda e então você fica sensível a temperaturas um pouco mais altas. As mulheres daqui pro serem muito brancas usam uma especie de maquiagem que é protetor solar, o problema que é meio escuro pra pele delas, fica parecendo que tão fazendo comercial da Nutela hahahahahaha. 
Aqui na vila estudantil, não tem muitas pessoas, pois com a chegada do verão vem o fim de um sonho pra os estudantes de intercâmbio, é o fim erasmus mundus, é o programa que realiza intercâmbios na Europa, intercâmbios que duram 1 ou 2 períodos. Onde eu moro é uma área da vila estudantil direcionada pra estrangeiros, resumindo estou basicamente só esperando as amizades que vou fazer quando chegar agosto. Que pelos boatos que eu ouvi todas as reservas estão fechadas a partir de agosto, Student Village cheia novamente. Tenho aproveitado pra jogar um voleibol de vez em quando quando saio do trabalho, uma coisa muito estranha é que aqui quando é verão o dia começa a amanhecer de 2:00 am e anoitecer as 00:30h estamos quase sem noite, mais perto do dia 22 de junho acho que não haverá a real noite como conhecemos, o problema é só se habituar a jantar de 21:00 com o sol alto hahahaahahahah por outro lado é bom que você pode sempre aproveitar o dia pra =D Eu largo do estágio as 16:00 as vezes quando não está chovendo aproveito o sol pra andar de bicicleta tomar um suco na beira do rio. Turku por ser uma cidade pequena tem a vantagem de poder ir pra qualquer lugar aqui, e é ainda melhor se tiver uma bike, só um parenteses é que quando as pessoas vão embora e você fica, você ganha muita coisa ou compra por preço de banana. Enfim com uma bicicleta em Turku você pode desfrutar toda a cidade em um dia. Lógico que isso não se fala a respeito da vida noturna, que por sinal é muito badalada. Boates muito boas que variam de 0-6 Euros, exatamente se você for estudante aqui e for para algumas boates você não precisa pagar nada pra entrar, e não ache que são boates ruins são as melhores que já fui. a vida em Turku é muito interessante e eu estou amando isso.
Falando agora de papo mais sério, meu estágio está indo de vento em polpa, um pouco cansativo mas a satisfação de estar trabalhando numa grande companhia e aprendendo muito me faz renovar a cada dia. Para quem não sabe estou trabalhando na Elomatic, estou aplicando aqui os conceitos que aprendi na universidade de maneira dinâmica, diferente do que o que muitas vezes tínhamos na universidade que eram disciplinas independentes, a questão que um problema em engenharia ocorre em tudo ao mesmo tempo, isso pra mim é o mais gratificante o aprendizado de como ver um problema por completo, além de ver problemas reais e não as simplificações que fazíamos nas provas de 2 h. 
Nessas 2 ultimas semanas podemos desfrutar da companhia do nosso professor tutor do Brasil, Marcos Pereira, baita figuraça demos bastantes risadas juntos algumas passeadas por Turku e recebemos alguns conselhos importantes, em uma das noites encontramos com o Juha Leimu que é o nosso tutor aqui da universidade finlandesa para sairmos e conhecer dois famosos pubs "Old Bank" e o "Old School" como o nome ja sugere são pubs mas ambientados em uma escola antiga daqui e em um banco o interessante e que toda arquitetura e decoração é a mesma de tempos atrás então você pode tomar sua cerveja sentado por exemplo numa carteira de escola ou ainda escorado no cofre do banco, muito divertido. Procurei saber e parece que há também o "Old Public toilet" e o "Old Office" nessa mesma vibe. Ainda há muita história pra contar por aqui, e farei isso nas próximas semanas, antes de terminar gostaria de dar boas vindas aos próximos estudantes que chegarão em setembro, não sei o nome de todos, mas mesmo assim sejam bem vindos Turku is Amazing!
Dia quente em Turku, passeando de bicicleta

Aproveitando pra ver a cor das flores, no inverno isso nem existe por aqui.

Avenida perto da catedral, foto meio aleatória só pra ver a movimentação.

Melhor lugar pra ficar sentado no sol, graminha em frente a catedral e na beira do rio.


Costa da finlândia, não sei bem ao certo o nome do lugar mas isso foi numa confraternização da empresa.

Confraternização.

Confraternização. Lugar maravilhoso, olhe pra o sol, provavelmente isso foi as 19:30-20:00 hahahaha


Student Village, esse é o meu prédio, o difícil é achar meu apartamento! :P

Karaoke com um amigão, Vladilav Kastornov. Dream On, Dream On, Dream Onnnnn

Elomatic, a companhia que eu trabalho =D

Assistindo jogo de futebol, Vlad ficou careca, ele pediu pra que eu cortasse o cabelo dele. Enfim não deu muito certo hahahahaha

Aqui na Finlândia até cavalo tem olho claro!

Cozinhando/atrapalhando =D

Pre-party, festa latina foi o bixo =D

Kitchen Party, Anna uma amiga russa! =D 

Marcos Pereira com a gente sentado no Blanko, tomando um solzinho =]

Vista legal!

Pyjama Party, ahahhaahah muito bom nesse dia as Britanicas me ensinamram o que era tesourinha, foi a dança da festa :P

Sem descrição hahaha

Iron Man, hahahahaahahh

Vappu, como se fosse o carnaval dos finlandeses

Vappu

Manon e eu no Vappu 

Volei =D

Fernando, Marilaine, Juha e eu, Old School!
Escutando um Jazz de qualidade =D



Atenciosamente
André Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário